Para os profissionais de secretariado a constituição do Conselho Profissional além de fiscalizar o exercício profissional irá instituir o sigilo profissional, para coibir os abusos cometidos contra esses profissionais.

Em razão de suas atribuições, o profissional de secretariado exerce, fundamentalmente, uma função de confiança dentro de qualquer organização. Guardiões e gestores de informações, esses profissionais, cuja atuação não se enquadra nas funções de mero expediente, precisam urgentemente estabelecer um código de ética - com força de lei - e instituir o sigilo profissional.

As rotinas organizacionais dependem muito do exercício eficiente e eficaz desses profissionais e o mercado de trabalho exige, cada vez mais, capacitação e domínio de novos equipamentos tecnológicos e – essencialmente - habilidades mais sofisticadas de comunicação. Desse modo, sua formação já abrange cursos técnicos, superior (bacharelado e tecnólogo) e de pós-graduação, que formam secretários altamente qualificados.

No entanto, a profissão, apesar de estar regulamentada há 23 anos, não possui um órgão que regulamente e fiscalize o exercício profissional, o código de ética e seus representantes permanecem indefesos contra qualquer tipo de abuso.

Neste Dia do Profissional de Secretariado – 30 de setembro, os Sindicatos das Secretárias(os) no Estado de São Paulo, com o apoio da FENASSEC-Federação Nacional das Secretárias e Secretários, celebram a data com um encontro que pretende divulgar e conscientizar autoridades e sociedade para a importância da criação de seu Conselho Profissional, a exemplo do que já ocorre com outras categorias como administradores, contadores, enfermeiros etc.

Com a presença de autoridades como o Presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, Deputados Federais e Estaduais, representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, haverá uma Sessão Solene, por iniciativa do Deputado Simão Pedro, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em comemoração ao Dia do Profissional de Secretariado e em prol da Criação do Conselho de Secretariado, no dia 6 de outubro, segunda-feira, a partir das 18h45m.

Para mais informações acessem: www.fenassec.com.br
Fonte: Diap - setembro/08