O Registro Profissional obtido no anterior Ministério do Trabalho e Previdência Social - MTPS - https://www.sirpweb.mte.gov.br/sirpweb - (agora Ministério da Economia) é uma exigência da Lei de Regulamentação da Profissão. Trata-se de um número, expedido pelo Órgão, comprovando que foram atendidas às exigências legais para exercer a profissão. Este procedimento ocorre com todas as categorias regulamentadas como: jornalistas, técnico de segurança, etc.

INFORMAÇÕES:

O requerente deverá assinar o requerimento (SRP) e juntamente com todas as documentações listadas no referido documento, deverá encaminhar ao protocolo central do Ministério da Economia por meio do link: https://protocolo.planejamento.gov.br, não sendo necessário nenhum tipo de agendamento ou entrega de documento presencial.

Assim, os profissionais em secretariado não precisam mais ir pessoalmente à SRTE para buscar o Registro Profissional. Isso porque está em operação o Sistema Informatizado do Registro Profissional (SIRPWEB), desenvolvido pelo Órgão. Com isso, os que antes precisavam se dirigir a uma unidade do órgão, agora podem imprimir o documento de qualquer computador com acesso à internet. Para tanto, basta acessar e fazer a impressão normalmente, acessando http://sirpweb.mte.gov.br.

Registros antigos - A impressão do registro profissional pela internet foi instituída pela Portaria /MTPS nº 89, de 22 de janeiro de 2016. Mas os registros concedidos antes dessa data continuam válidos. Ou seja, quem já obteve a anotação na Carteira de Trabalho não precisa imprimir o cartão de Registro Profissional. Entretanto, caso deseje obter o documento, acessar o endereço eletrônico informado acima.

Obs.: Em caso de não possuir diploma de curso de Técnico em Secretariado  ou Secretário  Executivo,  até 30/09/85,  considerar como  prova  de serviço cinco anos ininterruptos ou dez anos intercalados até a data acima citada. Se funcionário público, apresentar portaria do órgão, conforme legislação.

Fonte: SRTE/DF

FELIZ DIAS DAS MÃES!